Esse é um tema que vemos causar muitas dúvidas, nesse texto vamos iniciar com a diferença entre o marketing e a publicidade:
- Marketing é focado em estratégia nas relações entre empresa, cliente e o mercado. Conteúdos como lógica, estatística, comportamento do consumidor (psicologia), gestão financeira, planos de vendas, marcas e economia, fazem parte desse ambiente.
- Publicidade é uma ferramenta dentro do marketing. Ela foca no público externo e envolve fotografia, redação publicitária, produção visual, confecção de anúncios, entre outros.
O ponto crucial para o sucesso é quando a empresa trabalha os dois de forma simultânea. Os dados produzidos pelo marketing são indispensáveis no momento de uma criação publicitária eficiente.
O marketing estratégico trará sentido para a tomada de decisão dentro da organização, um exemplo de marketing estratégico voltado para campanha é o marketing elaborar todo perfil ideal de cliente, estudará o mercado, concorrentes, estatística de campanhas anteriores, para que as campanhas publicitárias offline (campanhas feitas fora do ambiente digital) e online sejam assertivas para o público e também assertiva para os investimentos realizados.
O marketing Digital, também é uma ferramenta dentro do marketing e é voltado para publicidade online. É uma ferramenta poderosíssima, desde que usado de forma correta e com estratégia de marketing, como exemplo as mencionadas acima.
Aqui temos mais um vídeo da Pricila e da Daniela, co-fundadoras da UpSec Vendas, falando sobre marketing estratégico x marketing digital: