
O inside sales é uma modalidade de vendas realizada de dentro da empresa, geralmente é usada para produtos ou serviços mais complexos e B2B. Com o avanço da tecnologia hoje é possível gerenciar as vendas de maneira digital e totalmente interna.
Segundo pesquisa da Meetime 69% das empresas utilizam inside sales como canal primário de vendas. Essa estratégia é especialmente relevante em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, onde as interações online e por telefone desempenham um papel fundamental nas transações comerciais.
O Inside sales não veio para que você não tenha mais encontros com seu cliente, mas ele é uma forma de diminuir custos com deslocamento e tempo com atividades que possam ser conduzidas de maneira online. Então, alguns encontros face a face com o cliente, ainda se fazem necessários, como para uma demonstração de produto e/ou construir uma proposta e planos de execução em conjunto.
No inside sales as métricas são através do Sucesso do Cliente (Customer Success) o que traz um contato mais duradouro e de valor agregado. Os clientes para essa modalidade chegam através de inbound marketing, ou seja, a atração é feita através de conteúdos de qualidade. A qualificação é realizada pelo profissional de pré-vendas e o seu vendedor ficará focado em converter um lead totalmente qualificado.
O departamento de marketing desempenha um papel importante na estruturação de estratégia, fornecendo materiais e conteúdos relevantes para a equipe de inside sales, além de executar estratégias de geração de leads.